Karl Marx: materialismo histórico e dialético e socialismo

O filósofo Karl Marx nasceu em 1814 na atual Alemanha e morreu em 1883 na Inglaterra. Consideram Karl Marx como o pai do socialismo científico, pois na constituição de seus trabalhos ele desarticulou o que era conhecido como socialismo utópico, que era pautado por uma estrutura de pensamento idealista. Além disso, ele também teorizou sobre materialismo histórico e dialético.

O filósofo teve uma vida conturbada, muitos exílios. Por volta de 1850, Colônia (na Alemanha), Paris (França) e Londres (Inglaterra). Com a mulher, duas filhas e uma empregada, sua situação financeira era gravíssima. Recusava-se a trabalhar em algo que não tivesse relação com o que acreditava. Um fato curioso é que por tal época não foi aceito em um trabalho de escritório por causa de sua caligrafia ruim.

Karl Marx (1818 - 1883) foi, entre muitas coisas, um teórico político que escreveu sobre o socialismo, o comunismo e o materialismo histórico e dialético.
Karl Marx (1818 – 1883) foi, entre muitas coisas, um teórico político que escreveu sobre o socialismo, o comunismo e o materialismo histórico e dialético.

Materialismo Histórico e Dialético

Karl Marx estruturou o materialismo histórico dialético como forma de produzir uma leitura de mundo capaz de organizar de forma estrutural o desenvolvimento do homem no tempo. Ele ficou conhecido por teorizar o socialismo científico e o materialismo histórico e dialético.

Pode-se perceber tal trabalho se observarmos a forma com a qual o autor se propõe a observar o desenvolvimento humano da pré-história até hoje, perpassando o comunismo primitivo pré-histórico, passando pelo modo de produção asiático egípcio e mesopotâmicos, o escravismo greco-romano, o feudalismo europeu e finalmente o capitalismo de nosso período moderno e contemporâneo.

Socialismo de Karl Marx

O autor desenvolveu uma teoria onde, após o desenvolvimento da era do capital, daríamos um salto qualitativo para aquilo que seria o socialismo.

Marx substabeleceu a ditadura do proletariado como forma de se chegar ao socialismo e também propôs que se solucionarmos todos os problemas de orientação capitalista, também poderíamos fazer o salto para o socialismo.

Nesse sentido, para ele o socialismo seria a evolução natural do capitalismo. Entretanto, uma pergunta precisa de resposta: quais são os problemas capitalistas que devem ser solucionados para que possa se desenvolver o socialismo? Marx respondeu: “só quando solucionarmos os problemas vinculados à saúde, transporte, educação, corrupção e impunidade, teremos a oportunidade de dar o grande salto”.

Além disso, para o autor, uma sociedade que viva sobre uma base igualitária e com economia planificada constituiria uma forma de vivência mais justa e correta.

Socialismo da União Soviética

O tipo desenvolvido na Rússia após 1917, que constituiu posteriormente a União Soviética, é uma forma de socialismo diferente da proposta por Karl Marx. Assim como o socialismo observado na Coreia do Norte, China, Vietnã e Cuba.

Há uma diferença muito grande entre a teoria marxista e a prática socialista administrativa. A maioria dos livros de histórias adota o nome socialismo real uma forma paralela de compreender a teoria socialista empregada nessas nações.

Uma curiosidade é o fato de que na maioria dos países que se dizem socialistas no mundo é proibi-se a leitura de Karl Marx. Demonstrando a contradição entre o que é administração e o que é teoria socialista.

Para saber mais sobre Karl Marx e os outros dois teóricos do tripé do socialismo (Max Weber e Émile Durkheim), assista ao vídeo a seguir:

Formulário de contato