Existem algumas regrinhas que nos ajudam no exercício de escrever uma boa redação. A estrutura da redação dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão é considerada fundamental na hora de cescrever um texto que seja coeso, claro e conciso.
Nesse sentido, dividir o texto seguindo a estrutura da redação é interessante em diferentes tipologias textuais (narrativos, descritos, dissertativos, injutivos ou expositivos). Entretanto, ele se destaca mesmo nos textos dissertativos, os das redações do Enem, justamente por ajudar o autor a dar clareza em suas ideias.
Introdução
Apresentação do assunto (texto argumentativo) ou início da história (texto narrativo). Na estrutura de redação dos textos dissertativos, você irá expor as suas ideias divididas em tese e argumento. Já nos textos narrativos, a introdução serve para familirizar o leitor com a história e os personagens.
Na estrutura da redação do Enem, em especial, é interessante usar a introdução para deixar vem claro o ponto que você irá defender. Além disso, esse é o momento de dar um “spoiler” do que virá nos desenvolvimentos, em que haverá a exposição dos fatos que comprovam sua ideia. Ademais, é interessante começar a introdução com uma citação, uma alusão histórica ou até mesmo uma definição.
Estrutura da redação: Desenvolvimento
Relação entre ideias e análise do assunto por prismas diferentes (texto argumentativo) ou apresentação dos fatos em sequência, numa relação de causa e efeito (texto narrativo). Nesse sentido, textos dissertaivos argumentativos, o interessante é colocar pelo menos dois parágrafos de desenvolvimentos. Entretanto, em textos narrativos, o número de parágrafos de desenvolvimento dependerá muito do gênero e da intenção do autor.
Novamente pensando na estrutura da redação do Enem, é interessante ter em mente que os desenvolvimentos devem retomar e desenvolver os argumentos que já estavam previstos na introdução. Nesse momento, é muito importante prestar atenção para que argumentos desenvolvidos e o elemento comprovatório (alusão histórica, autoridade, acontecimentos) não irem contra a sua tese.
Estrutura da redação: Conclusão
Síntese das principais ideias (texto argumentativo) ou desfecho da história (texto narrativo). Os textos dissertativos costumam separar esse espaço para uma proposta de intervenção, que nem sempre é obrigatória. Dessa forma, a proposta de intervenção, o autor irá dar uma “solução” para o problema discutivo durante toda a redação.