Triângulos: classificação, área e perímetro

Triângulo é uma figura geométrica plana formada por três segmentos de retas, unidos por três pontos diferentes e formando ângulos internos cuja soma é 180°. Os triângulos são polígonos de três lados que podem ser classificados de duas maneiras: quanto à medida dos lados; quanto à medida dos ângulos. A classificação mais famosa conta com a medida dos lados como critério e divide os triângulos em equilátero, isósceles e escaleno. Além disso, é possível cálcular o perímetro e a área do triângulo.

Os triângulos classificados pelas medidas dos lados são: isósceles, equilátero e escaleno.
Representação geométrica de um triângulo. Fonte: NovaEscola Brasil

Classificação quanto à medida dos lados

Os triângulos recebem nomes específicos de acordo com o comprimento ou medida de seus lados. Nesse sentido, existem:

Triângulo Equilátero

Primeiramente, no triângulo equilátero os 3 lados são iguais (todos os lados possuem o mesmo comprimento).

Triângulo Isósceles

Ademais, temos o triângulo isósceles em que apenas 2 lados são iguais (existem 2 lados que possuem o mesmo comprimento).

Triângulo Escaleno

Por fim, no triângulo escaleno nenhum lado é igual (todos os lados possuem comprimentos diferentes).

Representação geométrica de triângulos: equilátero, isósceles e escaleno. Fonte: NovaEscola Brasil

Classificação quanto à medida dos ângulos

Os triângulos também recebem nomes específicos de acordo com a medida de seus ângulos. Dessa forma, temos os seguintes triângulos:

Triângulo Acutângulo

Os 3 ângulos internos são menores que 90° (todas as aberturas possuem medidas menores que 90°, ou seja, os 3 ângulos internos são agudos).

Triângulo Retângulo

Um dos 3 ângulos internos mede 90° (existe uma abertura que mede 90°, ou seja, um dos ângulos internos é reto).

Triângulo Obtusângulo

Um dos 3 ângulos internos é maior que 90° (existe uma abertura que possui medida maior que 90°, ou seja, um dos ângulos internos é obtuso);

Representação geométrica de triângulos: acutângulo, retângulo e obtusângulo. Fonte: NovaEscola Brasil

Área e Perímetro dos Triangulos

A área de qualquer triângulo, que é uma figura plana, é calculada multiplicando-se a base pela altura e dividindo o resultado por dois. Por outro lado, o perímetro é encontrado somando-se os comprimentos dos três lados.

Dessa forma, usamos a seguinte equação para a área da base:

cálculo área do triângulo .

Em suma:

b = base
h = altura

Exemplo

Por exemplo: Sendo um triângulo de base igual a 4 metros e altura igual 3 metros, encontre sua área e seu perímetro.

Exemplo de área do triângulo .

Nesse sentido, temos os seguintes dados:
b = 4m (medida da base)
h = 3m (medida da altura)
lados = 3m, 4m e 5m (triângulo escaleno)

Cálculo da Área

Área = b × h / 2

Área = 4m × 3m / 2

Área=6m² (área do triângulo)

Cálculo do Perímetro

Perímetro = soma dos lados