Antes de falarmos sobre os tipos de linguagem, cabe o questionamento: Afinal, o que é linguagem?

A linguagem é mais do que apenas palavras. É um sistema complexo e organizado de sinais que permite que os indivíduos se comuniquem entre si. Dessa forma, esses sinais podem ser verbais, como as palavras que falamos e escrevemos, ou não verbais, como gestos, expressões faciais e linguagem corporal.

O texto, quando escrito, possui uma forma de se manifestar, tendo em vista, o interlocutor, a temática, o modo de participação, o impacto pretendido. Portanto, essas formas de expressão são maneiras de obter maior e melhor eficiência no ato da comunicação.

Se olharmos para o sentido da palavra texto, verificaremos que estabelece conexão com construir, sobrepor, tecer. Contudo, texto é a construção de palavras, imagens e significação dos fatos. Para então compreendermos essa enorme significação dos fatos, vamos entender o que seria a variabilidade linguística presente em nosso dia a dia.

Ao falarmos em texto, percebemos que sua construção não se dá apenas por meio de linguagem verbal, como verificamos em notícias de jornais, cartas ou demais meios de comunicação linguística. Os tipos de linguagem são mais complexos. Assim, levando em consideração a escrita ou mesmo as imagens, podemos dividir o texto em linguagem verbal (texto verbal) e linguagem não verbal (texto não verbal).

Linguagem Verbal

Figura 1: Imagem relacionada à linguagem verbal.

A linguagem verbal tem como característica o uso da fala ou da escrita como meio de comunicação.

Exemplo: Bilhetes, jornais, cartas, diálogos, conversas, e-mails, entrevistas, ofícios, livros, revistas.

Linguagem Não Verbal

Figura 2: Imagem relacionada à linguagem não verbal.

A linguagem não verbal trata-se de um texto construído por uma linguagem visual. Ou seja, não há o uso de fala ou de escrita como meio de comunicação.

Ex: Figuras, fotografias, símbolos, dança, postura corporal, semáforos, sinais de trânsito, placas, gestos, expressões faciais, desenhos, pinturas, bandeiras, buzinas, apitos.

Linguagem Mista

Figura 3: Imagem relacionada
à linguagem mista.

Quando nos deparamos com a mistura de linguagens, seja ela pela escrita ou por imagem, temos, por conseguinte, textos em linguagem mista.

Ex: Filmes, quadrinhos, charges, cartuns, tirinhas, placas, outdoors, cartazes de publicidade.

Resumo

  • Se no processo de comunicação forem utilizados textos escritos ou falas, a linguagem é considerada verbal.
  • Se em vez de textos escritos forem usadas imagens e em vez da fala forem usados gestos, a linguagem é considerada não verbal.
  • Caso sejam usados textos com escritas e imagens ou falas e também gestos, teremos uma linguagem mista.

Formulário de contato