Tipos de Texto: Descrição, Narração e Dissertação

Antes de começarmos a identificar as peculiaridades de cada um dos tipos textuais, é interessante alertar para uma pegadinha bem comum: a confusão entre o gênero e a tipologia textual, que se divide em descrição, narração e dissertação.

Enquanto o tipo textual é a classificação do texto de acordo com a sua estrutura, conteúdo e forma, o gênero se refere mais à classificação cultural e histórica de um texto.

Os tipos de texto, ou tipologia textual, se dividem em descrição, narração e dissertação
São três principais tipos de texto: descrição, narração e dissertação.

Tipos Textuais: Descrição

Texto 1

Contratam-se funcionários: precisa-se de rapaz de boa aparência, responsável e habilidoso, com idade entre 18 e 21 anos, que esteja cursando nível superior, de preferência Ciências Contábeis ou Economia, para trabalhar no setor de Recursos Humanos de uma empresa multinacional, recém-instalada na cidade de Aracaju, Sergipe.

Neste primeiro exemplo, percebemos que o texto foi escrito com a finalidade de apresentar as características solicitadas para o preenchimento de uma vaga no departamento de Recursos Humanos de uma grande empresa.

Notamos, claramente, que o autor do texto optou por enumerar algumas características físicas e os traços de comportamento do homem que procurava encontrar.

Dessa forma, podemos dizer que este texto é uma descrição. Descrição é o tipo de texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. É regular o uso de diversos adjetivos (qualidades).

Assim, no texto descritivo, o primeiro dos tipos textuais, costuma-se enumerar algumas características físicas e traços de comportamento de um indivíduo. Dessa forma, costuma-se fazer nele se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto, sendo comum o uso de adjetivos.

Narração

Texto 2

Fui, hoje, ao supermercado. Tinha no bolso poucos reais, daquilo que me sobrou do ordenado inglório que recebo todo mês. Na lista, tinha arroz, feijão, farinha, fubá, carne e outras coisas mais, de primeira necessidade. Ao chegar lá, não pude conter o desgosto: os preços estavam altos e mal pude encher um quarto do carrinho de compras. Paguei, como bom consumidor que sou, e dali fui direto para casa, entregar à minha esposa os mantimentos que consegui comprar para este mês.

Já no segundo exemplo, percebemos, de imediato, que há fatos que ocorrem em um tempo demarcado. Isso nos induz à impressão de que os episódios se articulam a partir de uma relação de anterioridade e posterioridade.

Além disso, no texto há duas personagens (o próprio autor do texto e sua esposa) em torno das quais se articula o que está sendo relatado. Estes aspectos preliminares nos afirmam estarmos diante de uma
narração, o segundo dos tipos de texto.

Narração é uma modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Nesse sentido, as histórias e os contos são tipos de textos narrativos. No texto narrativo se conta um fato, podendo ser fictício, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Por exemplo: histórias e contos.

Dissertação

Texto 3

Não há razão nenhuma para que os telejornais insistam em divulgar, diariamente, esta crise nos aeroportos brasileiros, como se isso fosse um problema realmente grave e insustentável. Convenhamos que tal “crise” causa aborrecimentos a uma parcela tão mínima da população nacional (algo em torno de 2%, 3%, talvez) que não se justifica repeti-la incessantemente para aqueles brasileiros que enfrentam o coletivo superlotado e, quando muito, um transporte interestadual de péssima qualidade (porque a maioria não pode sequer sair de sua “cidadezinha qualquer”).

O terceiro texto não narra e nem descreve com prioridade fatos, objetos ou pessoas. Trata-se, ao contrário, de uma opinião do autor sobre a crise que aconteceu nos aeroportos brasileiros.

Quando emitimos opiniões e argumentos, na tentativa de convencer o interlocutor (pessoa que participa da conversa) acerca de nosso ponto de vista, podemos dizer que o nosso texto é dissertativo também chamado de argumentativo. Dessa forma, a dissertação, o terceiro dos tipos de texto, é um texto em que há exposição de ideias e argumentos acerca de um determinado assunto.

Na tipologia textual, o texto dissertativo emitimos opiniões e argumentos. Nele há exposição de ideias e argumentos acerca de um determinado assunto com intuito de convencer o interlocutor acerca de nosso ponto de vista.

Formulário de contato