Escalas Termométricas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin

Quem viaja pela primeira vez para os Estados Unidos ou Inglaterra na época de inverno pode se assustar ao ver que está nevando numa temperatura entre 30 e 40 graus. Mas, o que esse indivíduo provavelmente não percebeu é a escala térmica em que a temperatura está sendo medida. Dentro das escalas termométricas estão: escala Kelvin, escala Celsius e escala Fahrenheit.

As escalas térmicas são utilizadas para medir a temperaturas de corpos e sistemas, podendo ser absoluta (escala Kelvin) ou relativas (escalas Celsius e Fahrenheit). Dessa forma, como as relações são lineares podemos criar uma escala de temperatura qualquer.

Assim, existem três escalas muito importantes que usam como referência o ponto de fusão e ebulição da água, elas são:

• Escala Celsius (usada no Brasil e na maior parte do mundo): o ponto de fusão da água é 0°C (zero graus Celsius) e o ponto de ebulição é de 100°C (cem graus Celsius).
  • Escala Fahrenheit (utilizada nos EUA e Inglaterra por exemplo): o ponto de fusão da água é 32°F (trinta e dois graus Fahrenheit) e o de ebulição é de 212°F (duzentos e doze graus Fahrenheit).
  • Escala Kelvin (unidade do Sistema Internacional de Medidas – SI): o ponto de fusão da água é 273K (duzentos e setenta e três Kelvins) e o ponto de ebulição é 373K (trezentos e setenta e três Kelvins).
Escalas termométricas: celsius, kelvin e fahrenheit.
As três escalas térmicas mais usadas. Fonte: NovaescolaBrasil.

Conversão de Escalas Termométricas

Para que haja neve é necessário atender certas condições. São elas: nuvens úmidas e uma atmosfera e solo frios. Nesse sentido, caso a temperatura necessária para a água solidificar e formar flocos de neve é de 0°C. Mas quanto daria essa temperatura nas outras escalas termométricas?

Condições para nevar. Fonte: NovaescolaBrasil.

Dessa forma, para transformar essa temperatura em Kelvin basta somar 273, logo:

0°C + 273 = 273K
(zero graus Celsius é equivalente a 273 Kelvins)

Assim, usando o mesmo raciocínio para transformar 30°C em Kelvins (basta somar 30 e 273).

30°C + 273 = 303K
(trinta graus Celsius é equivalente a 303 Kelvins)

Já para passar essa temperatura de 0°C para graus Fahrenheit, outra das escalas termométricas, teremos que multiplicar por 1,8 e depois somar 32.

0°C . 1,8 + 32 0 + 32 32°F
(zero graus Celsius é equivalente a 32 graus Fahrenheit)

Usando o mesmo raciocínio, para transformar 30°C em Fahrenheit, basta multiplicar 30 por 1,8 e somar o resultado com 32.

30°C . 1,8 + 32 54 + 32 86°F
(trinta graus Celsius é igual a 86 graus Fahrenheit)

Além disso, para transformar qualquer temperatura das escalas termométricas, no caso de Celsius para Fahrenheit basta multiplicar por 1,8 e depois somar 32, em que a temperatura em Fahrenheit também será representada em “graus” ( ° ) como é usado em Celsius (°C).

Sendo a temperatura de 0°C (zero graus Celsius) igual a temperatu- ra de 32°F (32 graus Fahrenheit), significa que nevar a 32 graus é normal e muito comum, mas não a 32°C e sim a 32°F (temperatura baixa e propícia para cair neve).