Animais invertebrados: características e grupos

Os animais invertebrados são aqueles que não possuem crânio e nem coluna vertebral. Sendo assim, nenhum dos tipos de animais invertebrados apresentaram essa característica.

São animais geralmente de corpo mole, sendo essa uma das principais características dos animais invertebrados. Contudo, em outros casos, encontram-se animais com um exoesqueleto, que nada mais é do que um esqueleto externo que além de protegê-los os ajuda na sustentação e locomoção.

Características dos animais invertebrados

Agora que você já sabe o que são os animais invertebrados, é bom entender que os invertebrados são divididos em Filos, ou seja, agrupamentos de seres vivos tendo em vista os traços estruturais, ancestrais e evolutivos.

Entre as principais características dos animais invertebrados estão: eles vivem em meio aquático, no ar, na terra e até mesmo no corpo humano e no corpo de outros animais, quando são então classificados como parasitas.

Fisiologia

Em primeiro lugar, entre as características dos animais invertebrados, se tratando de fisiologia, é possível dizer que a respiração desses animais, alguns grupos não possuem um sistema respiratório, as trocas gasosas ocorrem entre as células que formam a estrutura corpórea desse indivíduo e o meio ambiente.

Além disso, Outras espécies respiram através da pele, ou seja, uma respiração cutânea ou uma respiração branquial que ocorre com animais aquáticos e traqueal que ocorre, por exemplo, com os insetos.

A maioria dos invertebrados têm sistema digestório completo. Esses animais seres heterotróficos, portanto necessitam de outros seres vivos para sua alimentação.

Nesse sentido, o sistema nervoso dos invertebrados é do tipo ganglionar, isto é, são gânglios cerebrais interligados a gânglios segmentares encontrados na região ventral do corpo desses animais.

Quanto ao sistema circulatório, a maioria das espécies possui circulação aberta, ou seja, a circulação sai do interior dos vasos e entra em contato direto com suas células. Poucas espécies possuem uma circulação ocorrendo exclusivamente dentro dos vasos, que é uma circulação fechada.

Em relação ao sistema excretor, muitas espécies não possuem e a excreção ocorre através de difusão celular.

de outras espécies a excreção pode ocorrer através de um sistema formado por túbulos interconectados ou por um conjunto de glândulas.

Reprodução

Nesse contexto, a reprodução é uma das caractéristicas dos animais invertebrados mais importantes. A reprodução dos animais invertebrados pode ser assexuada e sexuada, variando de acordo com as espécies e os tipos de animais invertebrados.

A reprodução assexuada é quando uma célula ou uma parte do animal se solta do seu corpo dando origem a um novo ser vivo.

Nesse sentido, os tipos de reprodução assexuada são por fragmentação (partes do corpo do animal são fragmentadas gerando outros organismos), gemulação (os animais geram pequenas bolsas com células em atividade metabólica. Ex: esponjas do mar) e brotamento (os animais em condições adequadas desenvolvem brotos laterais que logo serão novos animais).

Finalmente, a reprodução sexuada é quando duas células gaméticas, sendo uma feminina e outra masculina, se unem dentro ou fora do corpo da fêmea e acontece entre indivíduos de sexos diferentes ou com indivíduos que possuem os dois sexos (hermafroditas).

Portanto, além desses tipos de reprodução, ainda existe a reprodução por partenogênese, que é quando um óvulo não fertilizado pode se desenvolver no interior do indivíduo (fêmea), podendo ser haploide ou diploide.

Grupos de animais invertebrados

Agora que você já sabe o que são animais invertebrados, vamos aos tipos de animais invertebrados. Fazem parte do grupo dos animais invertebrados: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Molusca, Anelídeos, Artrópodes e Equinodermos.

Poríferos

São animais aquáticos, sendo a maioria marinhos e são conhecidos popularmente por esponjas do mar. São sésseis, ou seja, fixos a um substrato. Recebem o nome de poríferos por conterem numerosos poros que formam canais através do seu corpo.

Cnidários

São animais aquáticos, natantes ou sésseis. De forma geral, a maioria é de animais marinhos, poucas espécies de água doce. Morfologicamente, os cnidários possuem dois tipos: as medusas (natantes) e os pólipos (sésseis).

Platelmintos

São de corpo mole, achatados e com pouca espessura. Esses animais vivem em meio aquático ou terrestre e algumas espécies vivem sobre ou no interior do corpo de outros animais, isto é, são parasitas.

Nemaltemintos

Os nematelmintos ou nematódeos são animais invertebrados de corpo cilíndrico sem segmentos. Maioria parasita, muitos nematelmintos se desenvolvem na água e em solo úmido.

Molusca

Os moluscos são animais de corpo mole que normalmente encontram-se envoltos por uma concha que serve como proteção ao corpo desses animais e contra a perda de água. A maioria desses animais são encontrados em meio aquático, porém algumas espécies vivem em terra.

Anelídeos

Os anelídeos são animais de corpo mole, cilíndrico, compostos por anéis e que apresentam celoma, ou seja, uma cavidade corporal preenchida por um líquido onde se alojam suas vísceras.

Artrópodes

Os artrópodes constituem o maior grupo de todo o reino animal, pois abrange aproximadamente 75% de todas as espécies existentes no planeta, além de apenas os animais invertebrados. Além disso, é um dos grupo mais diversificados dentro do reino animal com inúmeras variedades de espécies. Todos os artrópodes possuem como característica principal pernas articuladas. Além disso, possuem um exoesqueleto que lhes proporciona rigidez, impermeabilidade e sustentação ao corpo.

Equinodermos

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos. Apresentam grande diversidade e são animais de vida livre e poucas espécies são sésseis (fixas a um substrato). Esses animais invertebrados possuem um endoesqueleto calcário coberto por uma fina camada de epiderme e algumas espécies possuem espinhos na pele.

Formulário de contato