Moluscos: características e classificação

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que tem como uma de suas normalmente encontram-se envoltos por uma concha que serve como proteção ao corpo desses animais e contra a perda de água. Sua classificação é dividida em 4 classes. Vem saber sobre sua reprodução e classificação:

Características dos moluscos

Primeiramente, a maioria desses animais vivem em meio aquático, porém algumas espécies vivem em terra.

Outra de suas características dos moluscos diz respeito à respiração, que pode ser branquial, cutânea e pulmonar.

O sistema digestório é completo, e ele permite que o fluido saia do interior dos vasos e entre em contato com as células.

No entanto, os moluscos cefalópodes (polvos e lulas) representam a exceção, pois eles têm uma circulação fechada, e o fluido flui dentro dos vasos.

No mais, o sistema nervoso desses animais é do tipo ganglionar.

Reprodução dos moluscos

Eles são, em sua maioria, animais dioicos, porém algumas espécies são hermafroditas, como os bivalves (ostras), e sua reprodução é sexuada, ocorrendo tanto fecundação interna quanto externa.

Classificação dos moluscos

Eles estão classificados em: Gastrópodes, Bivalves, Cefalópodes e Monoplacófora.

Gastrópodes

São moluscos aquáticos na maioria, mas com espécies terrestres. Além disso, eles podem ou não possuir a concha, como o caracol, a lesma e caramujos.

Bivalves

Em seguida temos os bivalves, que são animais aquáticos.

Eles se encontram tanto no mar quanto em água doce e possuem conchas formadas por duas valvas como a ostra e o mexilhão.

Cefalópodes

Todos os cefalópodes são aquáticos e marinhos, alguns possuem conchas mesmo que internamente, como é o caso das lulas e outras espécies, como os polvos, não possuem de maneira alguma.

Monoplacófora

Por fim, esses moluscos são animais que possuem apenas uma única concha achatada.

Eles vivem nas profundezas dos oceanos e se dividem em: escafópodes (contendo uma concha que tem seu formato semelhante a um dente de elefante), poliplacófora (conhecidos por quítons, com concha composta por oito placas) e os aplacóforas (que são desprovidos de concha).

Formulário de contato