5 comércios com nomes em inglês

Existem alguns estabelecimentos e comércios com nomes em inglês, especialmente aqueles do ramo alimentício. Geralmente, locais desse tipo foram importados para a nossa cultura e seus nomes não foram traduzidos para o português, fazendo com que seus nomes originais permanecessem e, hoje, essas palavras praticamente fazem parte do vocabulário em inglês do brasileiro.

Neste artigo, vamos abordar 5 comércios com nomes em inglês vêm crescendo cada vez mais no cenário brasileiro: food truck, pub, shopping, coffe shop e fast food.

Os comércios com nomes em inglês são um dos principais vocabulários em inglês do nosso dia a dia.
Os shoppings são um dos exemplos mais famosos de comércios com nomes em inglês. Foto: Freepik

Food Truck

Esses estabelecimentos têm aparecido fortemente na cultura brasileira. Você talvez já tenha visto um deles. São aqueles trailers que vendem comida como hot-dogs, pastéis, frutas, sorvete, etc.

Como já vimos, a palavra food significa comida/alimento. Truck é, literalmente, caminhão. Ou seja, a tradução seria caminhão de comida. Entretanto, food truck se tornou um vocabulário em inglês falado comumente no Brasil.

Pub (Public House)

Muitos bares que vendem drinks e outros tipos de bebidas alcoólicas como whisky, chopp e cerveja são chamados de pub que é uma abreviação da expressão Public House (Public = Público e House = Casa, ou seja, casa pública).

Os pubs são um dos comércios com nomes em inglês típicos da Grã-Bretanha e em países que passaram por influência colonizadora britânica. Uma aproximação dessa expressão com a língua portuguesa clássica seriam as tavernas, contudo, muitos pubs inspirados em modelos londrinos e irlandeses vêm aparecendo por todo o país atraindo públicos das mais variadas faixas etárias (desde que maiores de idade).

Comércios com nomes em inglês: Shopping

Essa palavra pode causar muita confusão se você estiver conversando com um nativo que fala a língua inglesa. A palavra shop, enquanto um substantivo, significa loja. No inglês britânico, normalmente usa-se shop para designar qualquer lugar que se possa comprar algo, ou seja, lojas em um sentido amplo.

Todavia, se for uma loja muito grande, normalmente ela leva o nome de store. Já no inglês americano, utiliza-se a palavra shop para se referir somente a lojas pequenas e especializadas em um certo tipo de produto (como perfumaria, por exemplo) e usa-se store para lojas de forma geral.

Já palavra shop, enquanto verbo, significa o ato de fazer compras ou ir às compras. Nesse sentido o uso
da palavra shopping, sem nenhum complemento, não tem o mesmo efeito em inglês como tem em português. Quando usamos essa palavra em inglês normalmente ela se refere ao verbo shop em gerúndio, ou seja, algo como comprando.

Se quisermos nos referir àquela estrutura que abriga várias lojas dentro e que conhecemos aqui por shopping, na Grã-Bretanha devemos usar shopping centre (não shopping center). Entretanto, nos Estados Unidos, o uso mais comum é shopping mall (ou somente mall), shopping center para eles são lojas que estão unidas por um estacionamento em comum. Assim, shopping se tornou um vocabulário em inglês bem brasileiro.

Comércios com nomes em inglês: Coffe Shop

Se shop é loja e coffee é café, coffee shop são as cafeterias gourmet que têm aparecido com uma determinada frequência nos shoppings e centros das cidades. Um exemplo dessas cafeterias que têm se popularizado lentamente no Brasil é a franquia Starbucks.

Curiosidade: Nos Países Baixos, onde a maconha e o haxixe são descriminalizados, a expressão coffeeshop é usada para designar estabelecimentos onde a venda e o consumo da cannabis é devidamente licenciada podendo atuar livremente dentro de suas funcionalidades.

Comércios com nomes em inglês: Fast Food

“Hoje fui comer um hot dog em um food truck, mas como estava fechado, tive que ir comer em um fast food do shopping.”

Fast significa rápido, enquanto food significa comida. Ou seja, o termo fast food poderia ser traduzido como comida rápida, mas entrou no Brasil como um vocabulário em inglês que não precisa de tradução. De fato, estabelecimentos famosos que são fast foods costumam contar com o fato das comidas ficarem prontas rapidamente e poderem ser levadas para casa para ganhar popularidade. Alguns exemplos de fast foods são:

Burger King

Dos comércios com nomes em inglês, o Burger King é uma famosa rede de fast-foods especializada em servir sanduíches. A palavra burger é uma abreviação de hamburger, que é a famosa carne moída no estilo hambúrguer. Já a palavra king significa rei. Burger King é Rei do Hambúrguer.

KFC

É a sigla inglesa para Kentucky Fried Chicken. Ela é uma rede de restaurantes famosa por sua tradicional receita de frango frito, embora trabalhe com outros produtos do ramo alimentício. Kentucky é um estado dos Estados Unidos, onde criaram a franquia, fried significa frito e chicken é frango. Ou seja, o KFC
é o Frango Frito do Kentucky
.

Subway

A origem dessa franquia de sanduíches remete às estações de metrô onde eram instaladas as primeiras lojas da Subway visando capturar o grande fluxo de pessoas que passam por essas estações todos os dias. A própria palavra Subway quer dizer metrô, derivada de Sub (aquilo que está abaixo) mais
Way (caminho)
teria uma tradução não muito específica como o “caminho de baixo” significando os trilhos do próprio metrô.

Pizza Hut

Embora a pizza seja um alimento tipicamente italiano, nós sabemos que ela popularizou em várias partes do mundo adaptando-se aos elementos culturais das culinárias locais. Um desses casos é a americanização da pizza pela Pizza Hut. O primeiro restaurante dessa franquia, que é um dos comércios com nomes em inglês, surgiu no estado do Kansas em uma casa abandonada cujo telhado parecia uma cabana, por isso o nome Hut. Quer dizer, Pizza Hut significa cabana da pizza.

Formulário de contato