Trovadorismo : características, cantigas e contexto

O que a poesia e a música têm em comum? Caso você ache que nada, está muito enganado, pois a literatura e a música compartilham temas, autores, expressões e até mesmo a musicalidade. O surgimento da poesia, por exemplo se deu por uma relação musical e é no Trovadorismo que tem essa relação como uma das principais características. No contexto do trovadorismo, a música teve seu desenvolvimento nas chamadas cantigas.

Nesse sentido, podemos entender o trovadorismo como um fenômeno estético que perdurou na Idade média, entre 1198 e 1418. Além disso, vale ressaltar que ele teve seu início na França, e logo se espalhou por toda a Europa.

O trovadorismo tinha como características a poesia feita por meio de cantigas.
Iluminura de um Trovador e de um Jornal do reinado de D. Afonso IV.

Contexto do trovadorismo

Na origem da literatura portuguesa no século XIII, quando Portugal ainda era dividido em pequenos reinos e o dialeto tinha influências de várias outras línguas, surgiu o TROVADORISMO. Quando falamos de trovadorismo estamos nos referindo a um fenômeno estético que perdurou na Idade média, entre 1198 e 1418. Teve seu início na França, e logo se espalhou por toda a Europa.

Dois séculos depois, a versão portuguesa, com o seu sentimentalismo, chegaria no Brasil. No seu começo, em Portugal, essa literatura é conhecida como um trovadorismo português-galego, porque o português ainda estava em formação e recebia influência de um reino próximo chamado Galiza. Dessa forma, podemos pensar como o começo da poesia trovadoresca em Portugal a escrita da obra “Cantiga de garvaia”, que Paio Soares de Taveirós dedica a Maria Pais Ribeiro.

A produção trovadoresca está situada no feudalismo, cujo sistema de produção é anterior ao modelo capitalista. Nesse modelo, há senhores/senhoras feudais e vassalos, estes últimos submetidos aos primeiros. Essa definição econômica da sociedade europeia influenciou a poesia da época, de modo que poetas dedicaram suas obras às amadas, que assumiram o lugar de senhora e enquanto o poeta o posto de vassalo.

Características do trovadorismo

No seu início na França, em uma cidade ao sudeste do país chamada Provença, o poeta era chamado de “troubadour”, que em português é trovador. “Troubadour” deriva do verbo “trouver” que significa “achar”, e isso indica o papel do poeta: achar os versos corretos, harmonizá-los com som da melodia.

E é aqui que está a relação clara e direta com a música: os poemas costumavam estar acompanhados de instrumentos musicais, como a lira, por isso temos a palavra “lirismo”. Havia no trovadorismo versos rimados, que muitas vezes falavam de sentimentos, acompanhados de instrumentos musicais, assim como vemos nas músicas como conhecemos hoje.

Dessa forma, é possível relacionar a literatura de cordel (manifestação literária nacional) ao trovadorismo, uma vez que o cordel, pode, de certa forma, ser comparado às cantigas de escárnio e de maldizer ao apresentar críticas a determinados costumes da sociedade. Além disso, os trovadores saíam de castelos em castelos, cidades em cidades difundindo seus versos e o mesmo acontece com a Literatura de Cordel, e se cabem aos cordelistas a reprodução e a divulgação de fatos sociais, políticos, econômicos, etc., isso cabia também aos trovadores.

Pintura de Ferdinaund van Kessel.

Cantigas

Dessa forma, a poesia “sonorizada”, que no trovadorismo recebe o nome de cantigas, se divide em dois núcleos principais. O primeiro corresponde à forma lírica-amorosa, que se divide em cantigas de amor e cantigas de amigo; e a segunda corresponde à forma satírica e divide-se em cantiga de escarnio e cantiga de maldizer.

Cantigas de amor

Essa forma de poesia ainda possui forte influência francesa, embora momentos depois os portugueses
atribuíram uma versão mais original. Ademais, a influência se deve ao lirismo, que são poemas carregados de sentimentalismo.

É nesse aspecto que as cantigas de amor confessam a paixão por uma senhora da aristocracia (senhora feudal), e por isso o ambiente dessa poesia é palaciano, ou seja, se desenvolve entre os mais abastados e ricos. O amor entre o poeta e sua senhora, a amada, é impossível; principalmente por questões econômicas. Nesse tipo de poesia, o trovador expressa seu sofrimento, a dor que seu amor causa, e seus versos revelam que sua dama lhe é indiferente, provocando-lhe enorme aflição.

Características das Cantigas de Amor:

  • Escritas em primeira pessoa;
  • O eu-poético declara o amor à dama;
  • O cenário é a rotina paaciana;
  • A amada é reverenciada;
  • Demonstração da servidão amorosa;
  • A mulher é um ser inatingível, idealizada;
  • Idealização do amor;
  • Sofrimento amoroso;
  • Aflição e desgosto.

Cantigas de amigo

É uma forma de poesia que revela o outro lado da relação de trovadorismo descrita acima, ou seja, nas cantigas de amigo o eu-poético/eu-lírico (a pessoa que vive o poema) é feminino, mesmo que seu autor seja homem. Nesse tipo de cantiga, a mulher expressa o sofrimento que o amor deriva.

Há, entretanto uma mudança nas características: essa mulher não é mais a senhora da aristocracia, é agora a camponesa, pastora; por isso é uma forma de cantiga vinculada ao ambiente rural, deixando de lado o ambiente palaciano. A mulher sofre pelo desgosto do abandono, que geralmente tem a guerra como causa. Mas ainda existe uma semelhança: a confissão. A mulher confessa seu amor e seu sofrimento, mas não se dirige ao amado, encaminha essa confissão para uma amiga, a mãe, ou mesmo a natureza.

Características das Cantigas de Amigo:

  • Sofrimento da mulher separada do amante ou amigo;
  • Angústia;
  • O cenário é o campo;
  • Desejo de relacionamento entre nobres e plebeias;
  • Reflexo da sociedade patriarcal.

Cantigas de escárnio e maldizer

É um tipo satírico de trovadorismo que usa como recurso a ironia e o humor. Realiza críticas abertamente e faz chacota sem muitas reservas. A primeira diversão do núcleo satírico, que é o escárnio/chacota, temos uma poesia que usa de sarcasmo de um modo sutil, camuflando algumas palavras; é, desse modo, uma sátira indireta. Já as cantigas de maldizer são diretas, falam tudo que acham que tem que ser dito sem reservas e por vezes até com agressividade.

Além disso, a poesia satírica, tanto as cantigas de escárnio quanto as de maldizer, é uma forma de trovadorismo “maldito”, tendo como características a circulação por ambientes marginais, e posse de uma linguagem pornográfica e virulenta.

As cantigas trovadorescas chegaram aos dias de hoje por “cancioneiros”, que eram poesias registradas em coletâneas em que vários trovadores participavam. A grande maioria se perdeu, mas nos restaram alguns manuscritos, como o pergaminho de Vindel, que possui sete cantigas.

Características das Cantigas Satíricas:

  • Sátiras indiretas, ironia;
  • Crítica direta;
  • Trocadilhos;
  • Ambiguidade.

Quer saber mais sobre o trovadorismo? Assista ao vídeo a seguir:

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