Não por acaso, Sócrates é um marco na história do ocidente. Enquanto seus antecessores discutiam a respeito das possíveis archés da physis, o filósofo se volta para questões bem mais embaraçosas: O que eu conheço? É possível conhecer alguma coisa? Se conheço, como conheço? Nesse sentido, as ideias de Sócrates giram em torno do questionamento, o que levou à criação da Aporia de Sócrates e do Método Socrático.
A famosa frase “só sei que nada sei”, atribuída a ele, revela um pouco de suas inquietações. Embora o filósofo nunca tenha escrito nada em vida, seu discípulo Platão registrou um conjunto dos diálogos de Sócrates com outras grandes figuras da Grécia Antiga.
![Imagem de uma estátua de Sócrates. Entre as ideias de Sócrates estava a aporia socrática e o método socrático.](https://novaescolabrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/12/socrates-metodo-socratico-ideias-de-socrates-aporia-em-socrates-1024x683.jpg)
Aporia de Sócrates
Nos diálogos escritos por Platão, seu mestre Sócrates sempre aparece como um questionador que coloca seus adversários em contradição consigo mesmos, a esta prática deu-se o nome de aporia. Dessa forma, através de perguntas, ele mostrava como as posições inicialmente defendidas por seus interlocutores eram absurdas. Podemos usar exemplos práticos que ilustram esse processo:
Exemplo prático:
- Pense em um copo. Você já teve contato com muitos, provavelmente sabe como
são os copos. - Você consegue me definir o que é um copo?
- Embora eu não saiba sua resposta, utilizarei as respostas mais comuns: o copo é um recipiente e dá para colocar água nele.
- Se a sua resposta se pareceu com o exemplo acima, Sócrates questionaria: uma caixa d’água é um copo? E o mar, é um copo? Ora, tanto a caixa d’água como o mar são recipientes que dão para colocar água.
- Ok. Você tem mais uma chance de tentar definir um copo. Eu espero você pensar mais um pouco.
- Nesse momento, talvez você tenha elaborado respostas sobre o formato do copo e
e seu tamanho. Talvez algo como: “o copo é um recipiente cilíndrico de pequeno porte que é possível colocar líquido nele”. O que é uma resposta muito interessante porque agora a definição não cabe mais coisas como o mar e caixa d’água. - Mas, para esses, Sócrates diria : Todo copo é cilíndrico? Aqueles copos que tem o formato mais parecidos com um paralelepípedo deixaram de ser copos? Ou ainda: todo copo precisa ser de pequeno porte? E aqueles grandes copos de suco? Por não serem de pequeno porte, deixaram de ser copos?
Poderíamos passar horas aqui buscando definir o copo, o que seria interessante, mas não serve aos nossos propósitos. Claro que o exemplo é muito simplista de como pensava Sócrates e tem pouca relevância para consolidar uma ciência ou uma filosofia, mas serve para mostrar que achamos que conhecemos muitas coisas sem, ao menos, conseguir defini-las.
Etapas do conhecimento de Sócrates
Entretanto, para se falar de grandes temas, não podemos ter brechas assim. Por exemplo, nos diálogos socráticos, punha-se em questão temas como: “O que é a beleza?” ou “O que é a justiça?”. Muitas vezes temos noções muito vagas sobre essas coisas e agimos como se soubéssemos exatamente do que se tratam. O que é um grande problema para a filosofia. Como agir corretamente se não sabemos nem o que é a justiça?
Dito isso, uma das ideias de Sócrates discorria sobre o processo de conhecimento, que se desenvolve no método socrático. Dessa forma, para Sócrates, esse processo passava por três etapas:
(I) A primeira é a ironia: Ela consiste em investigar, através de perguntas, os limites do que conhecemos. Assim como fizemos ao perguntar o que era um copo no item 2.
(II) A segunda é a dialética que é a troca de informações através do discurso, através da troca de argumentos lógicos. Com a dialética podemos colocar o item 4 onde, através da troca de ideias, mostramos a inconsistência da primeira definição dada no item 3.
(III) Por fim, a maiêutica, que é literalmente parir ideias (já que a maiêutica se reefere ao ramo da obstetrícia). Através da ironia e da dialética nós damos origem a uma ideia nova e mais lapidada (como acontece no item 6).
Método Socrático
Nesse sentido, o processo de conhecimento de Sócrates pode ser definido como Método Sócratico. Em resumo, o método se sustenta na:
Ironia socrática, que consiste em investigar, através de perguntas, os limites do que conhecemos.
Dialética, que é a troca de informações através do discurso e dos argumentos lógicos.
Maiêutica, que é a produção de ideias novas através da dialética.