Platelmintos: características, reprodução e classes

Os platelmintos são animais invertebrados, sendo algumas de suas características ser de corpo mole, achatados e com pouca espessura. Em suma, esses animais vivem em meio aquático ou terrestre e algumas espécies vivem sobre ou no interior do corpo de outros animais, isto é, são parasitas.

Fisiologia dos platelmintos

Entre as características dos platelmintos, está que eles possuem sistema digestório incompleto contendo apenas uma abertura, ou seja, a boca (exceto algumas espécies de parasitas que não possuem um sistema digestório, como as tênias ou solitárias).

Dessa maneira, a remoção das excretas ocorre através de protonefrídios, composto por túbulos contendo células-flama, que movimentam e filtram o fluído corporal, conectados ao exterior do organismo, eliminando essas excretas por uma abertura no corpo, chamada de nefridióporo.

Além disso, é uma característica eles não apresentam sistema respiratório nem circulatório.

Por fim, o sistema nervoso é do tipo ganglionar.

Reprodução

A reprodução dos platelmintos pode ser assexuada por cissiparidade, ou seja, o indivíduo tem a capacidade de dividir-se em duas partes iguais (bipartição), tendo como exemplo as planárias.

Embora muitos desses animais se reproduzam de forma assexuada, muitos fazem a reprodução sexuada, que ocorre em indivíduos dioicos (macho e fêmea) e hermafroditas (indivíduo com dois órgãos reprodutivos, masculino e feminino). Quando as células germinativas encontram-se dentro ou fora do corpo da fêmea ocorrendo a fecundação, sendo essa uma das características dos platelmintos.

Classificação dos platelmintos

A fim de entender melhor esses animais, faz-se importante consideraderar que faz parte da classificação dos platelmintos: Cestoda, Trematódea e Turbelária.

Cestoda

São espécies parasitas. Exemplo: Tênia.

Trematódea

Também são espécies parasitas. Exemplo: Esquistossomos.

Turbelária

São espécies de vida livre. Exemplo: Planárias.

Formulário de contato