O que são as ” Variedades Linguísticas “?

As variedades linguísticas são um movimento natural e convencional da língua. A língua sofre mudanças, principalmente, por fatores históricos e culturais, que identificam – de forma sistemática e coerente – o contexto social, histórico e geográfico de cada falante. Isso significa dizer que a língua também se transforma de acordo com o tempo, espaço e cultura. Os tipos de variedades linguísticas vão, portanto, depender da situação comunicacional.

Por isso, é compreensível que os falantes usem rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas. Esses “desencontros” na comunicação são chamados de variedades linguísticas e não de erros, como muitos pensam. Além disso, a variedade linguística pode ser chamada também de variedade padrão e variedade não padrão.

As variações linguísticas vão depender da situação comunicacional. Cada momento e lugar pede uma variedades linguísticas diferentes.
Figura 1: Variedade padrão e variedade não padrão.
Fonte: NovaescolaBrasil (adaptada).

Variedades Linguísticas: Padrão

A variedade padrão está na escrita e na comunicação formal e se enquadra em um dos tipos de variedades linguísticas. Suas principais características são: frases bem estruturadas, vocabulário mais sofisticado e observações da norma culta.

Usamos a variedade padrão em situações formais, como no trabalho, na escola, em eventos e em documentos oficiais. Nesse caso, a norma culta da língua portuguesa (normas gramaticais) têm prioridade. Essa variedade também é conhecida como língua padrão, norma padrão, norma culta, ou variante padrão

Em resumo: A variedade padrão é uma forma importante de uso da língua portuguesa. Seu uso relaciona-se com as situações formais, nas quais é importante transmitir uma mensagem clara, concisa e profissional.

Obs: não confunda a “linguagem padrão” com a “linguagem erudita”. Essa última, tem a ver com uma linguagem rebuscada e/ou de difícil compreensão usada por intelectuais.

Variedades Linguísticas: Não Padrão

A variedade não padrão, conhecida como linguagem coloquial, aparece no dia a dia da nossa comunicação espontânea e também é uma das variações linguísticas.

Assim, podemos dizer que ela é mais informal do que a variedade padrão. Para facilitar a compreensão, podemos pensar que o vocabulário da variedade linguística não padrão é mais curto e simples, com palavras mais comuns. Além disso, a variedade não padrão também usa gírias, que são expressões populares e está mais próxima da oralidade.

Ou seja, a variedade não padrão é bastante convencional ao nos dirigirmos a nossos familiares, amigos e vizinhos. Ela é uma forma natural de comunicação que reflete a nossa identidade cultural.

Atenção: A língua oferece a seus integrantes diferentes formas de se comunicar, isto é, maneiras de falar e escrever. Segundo a linguística, não existe uma forma melhor, mais certa ou, pior, “mais errada” de se empregar a língua.
Figura 2: Tabela Variedade padrão x variedade não padrão.
Fonte: NovaescolaBrasil

A linguagem

A fala, que sempre está ligada pelas regras sociais ditas da língua, é ampla por permitir uma atividade criativa da comunicação e por isso existem tantas variedades linguísticas. Um ser humano pode expressar um enunciado da seguinte maneira: “a irmã da Lúcia era riquíssima”.

Outro ser humano, pode dizer que: “Lúcia era rica, sô”. Essas são as variedades linguísticas. Dessa maneira, o modo como cada um se expressa é o registro da fala de cada indivíduo, e isso é interessante na variedade linguística.

Contudo, essas manifestações de dizeres, dado o contexto, devem respeitar às regras convencionais da língua portuguesa, para não correr o risco de produzir afirmações inatingíveis. Por exemplo, você não vai escrever da forma como conversa no WhatsApp na redação do Enem visto que o exame, assim como outros vestibulares, exige o uso da norma culta padrão.

Da mesma forma, você não deve “vomitar” regras gramaticais em uma conversa entre amigos no bar. A linguagem é um dispositivo poderoso na mente do ser humano, capaz de acionar a interação entre as pessoas e uma aproximação delas. Por isso, use adequadamente a linguagem, seja por meio da variante padrão, seja por meio da variante não padrão. Lembre-se que tudo, inclusive as variedades linguísticas, depende da situação comunicativa.