Mesopotâmia: características, economia e legados

A palavra Mesopotâmia significa terra entre rios, e os rios em questão são os rios Tigre e Eufrates, hoje situados no Iraque. Dessa forma, a Mesopotâmia teve sua economia construída com base no modo de produção asiático, que tem como uma das principais características a servidão coletiva, sendo que a maior parte da população trabalha para manter classes sociais privilegiadas: a nobreza.

 A Mesopotâmia tinha sua economia baseada na agricultura e tinha como uma de suas características o olho por olho dente por dente.
A Mesopotâmia tinha sua economia baseada na agricultura e tinha como uma de suas características o olho por olho dente por dente.

Contexto da Mesopotâmia

Ao final da Pré-História, a mais ou menos 4000 anos a.C., desenvolveram-se na região do crescente fértil, duas sociedades importantíssimas para a história da civilização humana, entre os continentes africano e asiático: a sociedade da Mesopotâmia e a sociedade egípcia.

Nesse sentido, a sociedade mesopotâmica caracterizou-se pelo politeísmo, que é a crença em vários deuses, e pela construção de Zigurates, que são centros templos religiosos, além da construção de entrepostos comerciais, locais de peregrinação religiosa e observatórios astronômicos.

Economia da Mesopotâmia

A economia na antiga Mesopotâmia tinha uma base agrícola sólida, o que justifica estar próximo a dois rios. A produção de cereais tinha, principalmente, o trigo e cevada no comércio das grandes cidades. A Mesopotâmia tinha um sistema de irrigação avançado, também por isso praticavam a agricultura em larga escala.

Além disso, podemos citar o comércio de outros itens, como metais, tecidos e produtos agrícolas. Essas trocas aconteciam por escambo, já que moedas ainda não eram utilizadas. Ademais, haviam centros econômicos, como templos e palácios, que ajudavam na estabilidade econômica.

Características da Sociedade Mesopotâmica

Dentre os vários legados possíveis, que caracterizam como viveu civilização da Mesopotâmia, podemos citar:

  • O primeiro código de leis escrito, o código de Hamurábi, baseado na lei de Talião (olho por olho, dente por dente);
  • A construção dos jardins suspensos da Babilônia e o desenvolvimento histórico da sociedade hebraica em sua jornada para Canaã, conhecida biblicamente como a terra prometida por Deus.
  • A convivência de vários povos diferentes no mesmo território. Dentre os quais podemos citar: Os Assírios, os Caldeus, os Sumérios, os Babilônicos e os Neobabilônicos.

Formulário de contato