Ligações Químicas: Iônica, Covalente e Metálica

Para entender melhor o que são ligações químicas que se dividem em interatômicas (ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica) e intermoleculares (forças de Van der Waals e ligação de hidrogênio, é interessante pensar no seguinte cenário:

Considere um átomo de oxigênio (O). Como ele não consegue se estabilizar sozinho, acaba se ligando com outro átomo de oxigênio, formando a molécula de oxigênio (O2), que tem 2 átomos (os dois de oxigênio), formando uma substância simples (substância formada por um mesmo elemento químico).

Já quando o oxigênio (O) está ligado com 2 átomos de hidrogênio (H), temos a formação de uma molécula chamada óxido de hidrogênio, mais conhecida como água (H2O). Uma substância composta, pois existem dois tipos de elementos.

Para que a molécula de água seja formada, ou qualquer outro tipo de molécula, ocorre o que chamamos de ligações químicas (nesse caso ligações covalentes, em que os átomos compartilham elétrons). Além disso, o compartilhamento desses elétrons faz com que os átomos fiquem mais estáveis.

As ligações químicas se dividem em ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica.
Ligações Químicas Interatômicas e Intermoleculares. Fonte: NovaescolaBrasil

Ligações Químicas Interatômicas

As ligações interatômicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos. Entre elas, podemos citar: ligação covalente, ligação iônica e ligação metálica.

Ligação Iônica

Em primeiro lugar, temos a ligação química iônica, formada pela transferência de um ou mais elétrons por meio de atração eletrostática entre íons de cargas opostas (cátion e ânion).

Nesse sentido, a ligação iônica ocorre por meio da transferência de elétrons entre um metal + hidrogênio, ametal ou semimetal.

Ligação Covalente

É a ligação química formada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons. Ocorre entre o hidrogênio + semimetal ou ametal, e entre ametal + semimetal ou ametal.

Vale ressaltar que a ligação covalente pode ser tanto polar, quanto apolar. Ligações polares acontecem quando são elementos diferentes e, portanto, existe uma diferença de eletronegatividade. Já as ligações apolares acontecem quando os elementos são iguais e, assim, não há diferença de eletronegatividade.

Ligação Metálica

A ligação metálica se caracteriza pelos cátions de elementos envoltos em uma nuvem eletrônica. Dessa forma, sua formação só é possível por meio da ligação entre um metal + outro metal.

Exemplos de ligações químicas entre átomos. Fonte: NovaescolaBrasil

Ligações Químicas Intermoleculares

São as ligações químicas que ocorrem entre as moléculas, que nada mais é do que um grupo de átomos ligados por ligação covalente. Nesse sentido, surgem a ligação de hidrogênio e as forças de Van der Waals que são: dipolo-dipolo, dipolo-dipolo induzido, dipolo-dipolo instantâneo.

Ligações Químicas: Forças Van der Waals

As moléculas, mesmo estando com estados físicos iguais, possuem forças intermoleculares diferentes. Por isso, é necessário uma força para as romper e mudar seus estados físicos.

Dipolo-dipolo ocorre em moléculas polares e o dipolo-dipolo induzido e o dipolo-dipolo instantâneo em móleculas apolares.

Ligações Químicas: Ligação de Hidrogênio

A ligação de hidrogênio acontece quando o hidrogênio de uma molécula se une a átomos menores e altamente eletronegativos, principalmente flúor, oxigênio e nitrogênio.

Formulário de contato