Feudalismo : características, o que é, origem e sociedade

A Idade Média constitui um período de 1000 anos de história, partindo dos anos de 476 d.C. até 1453 d.C. Durante este período, o modo de produção que se desenvolveu foi o feudalismo. Conheça as principais características do feudalismo, sua origem e como vivia a sociedade da época.

Divissão de um feudo - local principal dentro do feudalismo.
Exemplo da divisão de um feudo.

Origem do feudalismo

Nos primeiros 500 anos de Idade Média acontece a organização da sociedade feudal, orientada pela Igreja Católica, a única presente no campo e na cidade. Nesse sentido, é assegurado que o senhor feudal e seus nobres serão os gestores do espaço rural a ser trabalhado.

Por outro lado, os servos se tornam aqueles que deveriam jurar fidelidade ao seu senhor e trabalhar para justificar, não só sua vida, mas também garantir o desenvolvimento de toda a comunidade ali envolvida.

Características do Feudalismo

Dessa forma, o desenvolvimento do modo de produção feudal fez com que o feudalismo tivesse como características gerais:

  • a descentralização do poder;
  • a predominância religiosa da Igreja Católica;
  • a impossibilidade de mudança de classe social;
  • a ausência de unidade de valor agregada (o dinheiro)…

Alta Idade Média

A Alta Idade Média foi o ápice do feudalismo e proporcionouo desenvolvimento dos reinos bárbaros cristãos, o Merovíngio e Carolíngio. Além disso, começaram a acontecer as cruzadas religiosas contra os mulçumanos no ano de 1095.

Sociedade

A sociedade feudal durante a Alta Idade Média se dividia em três categorias:

A divisão da sociedade feudal em 3 é uma das principais características do feudalismo, que permanece desde sua origem até o final.

Baixa Idade Média

A Baixa Idade Média foi do ano de 1100 d.C. até o ano de 1453 d.C. Esse período histórico se caracteriza pelo renascimento das cidades, mediante o desenvolvimento das feiras, que acabariam com o feudalismo. Inicialmente, essas feiras serviam como suporte às guerras cruzadistas e posteriormente, deram origem a grandes áreas comerciais no centro-europeu e no litoral europeu.

Além disso, esse intenso processo de urbanização e de desenvolvimento comercial fez nascer uma figura importante para o processo do fim da Idade Média, o burguês. Assim, essa nova forma constituiria uma nova riqueza diferente da terra e do ouro, o capital, e que daria origem ao capitalismo, modo de produção que nos organiza até hoje.

Nesse sentido, vale ressaltar que o fim da Idade Média não foi regular em toda Europa. Ele aconteceu lentamente nas diferentes regiões europeias, dando origem aos países europeus em seus processos de recentralização do poder que representam o fim do feudalismo, assim, nascem lentamente países como Portugal em 1139, a França 1171, a Inglaterra em 1190 e, por fim, em 1290, a Espanha.

Formulário de contato