Os equinodermos são animais invertebrados exclusivamente marinhos. Em primeiro lugar, eles apresentam grande diversidade e são animais de vida livre, sendo poucas dessas espécies sésseis (fixas a um substrato). Saiba mais sobre a reprodução e classificação desses animais:
Além disso, esses animais possuem um endoesqueleto calcário coberto por uma fina camada de epiderme e algumas espécies possuem espinhos na pele.
Características dos equinodermos
Possuem um sistema digestório completo e sua respiração ocorre por brânquias.
Ademais, a circulação e a excreção desses animais ocorrem por um sistema ambulacral ou aquífero realizado através da circulação da água que ocorre dentro do corpo do animal, permitindo o transporte de substâncias e a eliminação de substâncias de que o corpo não necessita.
Reprodução dos equinodermos
A reprodução dos equinodermos é sexuada com indivíduos dioicos (sexos separados), porém a fecundação é externa, ou seja, os gametas são liberados para o meio através dos orifícios das placas genitais desses animais.
Dessa forma, o encontro desses gametas faz com que ocorra a fecundação fora do corpo da fêmea.
Classificação dos equinodermos
Os equinodermos são classificados em: Asteroides, Ofiuroides, Crinoides, Equinoides e Holoturoides.
Asteroides
São animais equinodermos carnívoros e com corpo dividido em braços.
Fazem parte dessa classe as estrelas-do-mar.
Ofiuroides
Possuem cinco braços finos e longos que partem de um disco central, sua movimentação lembra a de uma serpente. Desse modo, são conhecidas como serpentes-do-mar.
Crinoides
Possuem braços finos com pequenos cílios, são sésseis e possuem semelhança com
uma flor (lírio), por isso são popularmente conhecidos como lírio-do-mar.
Equinoides
Algumas espécies desses equinodermos possuem espinhos pelo corpo, como é o caso do ouriço-do-mar. Por outro lado, há mais um representante desse grupo: as bolachas da praia, que possuem um corpo achatado e dorsalmente possuem um desenho de uma estrela.
Holoturoides
Finalmente, os holoturoides o corpo cilíndrico contendo pequenas placas, dando-lhes uma consistência pouco rígida. São conhecidos popularmente como pepino-do-mar devido a seu formato ser semelhante ao de um pepino.