Os cnidários são animais aquáticos, natantes ou sésseis. A maioria é de animais marinhos, poucas
espécies de água doce. Morfologicamente, o filo cnidaria possui dois tipos: as medusas
(natantes) e os pólipos (sésseis).
Características dos cnidários
Fisiologia
Esses animais não apresentam sistemas respiratório e circulatório, essas funções ocorrem entre as células. Já o sistema digestório é incompleto e tem uma única abertura.
Também não possuem sistema excretor, suas excretas são eliminadas através das paredes do seu corpo.
Quanto ao sistema nervoso, eles foram os primeiros a apresentar células nervosas (neurônios) e órgãos dos sentidos.
Reprodução dos cnidários
Sua reprodução pode ser assexuada (brotamento) e sexuada, ou seja, o macho libera os espermatozoides no meio aquático, que logo fecundarão os óvulos presentes no corpo da fêmea.
Classificação dos cnidários
Estão divididos nas seguintes classes: Anthozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Cubozoa.
Anthozoa
Está é considerada a maior classe do filo cnidária. Consiste exclusivamente de pólipos que podem viver solitários, como as anêmonas, e em colônias, como por exemplo os corais.
Hydrozoa
É composto por animais sésseis que muitas vezes são confundidos com vegetais por conterem uma coloração semelhante. Fazem parte desse grupo as hidras.
Scyphozoa
São animais com ciclo de vida que se alterna entre pólipos e medusas e que podem viver em colônias ou solitários. São exemplos de Scyphozoa as águas-vivas.
Cubozoa
Este grupo possui poucas espécies, representadas por medusas incolores e que podem ter um alto teor de veneno, como por exemplo a vespa-do-mar, que é um dos representantes mais conhecidos deste grupo.