No Renascimento (séc. XIV – XVI), presenciamos tanto os resquícios do que foi a arte no período medieval (no que se refere à temática), quanto um retorno aos ideais clássicos de beleza presentes na antiguidade grega. A racionalidade e o humanismo começam a adquirir o lugar de centro na mentalidade e nas ações humanas, sendo o centro da arte renascentista. Saiba mais sobre as características da arte renascentista, e dos artistas e obras da arte do renascimento (especialmente do grande Leonardo Da Vinci).
Características e Técnicas
O conteúdo presente na arte medieval (os estilos Bizantino, Românico e Gótico) é o conteúdo cristão. Ao analisarmos as obras produzidas nesse período, ou os grandes expoentes da arte renascentista, veremos que a temática vigente sempre ou quase sempre, circunda o universo da cristandade.
Assim, ao longo da Idade Média, as obras se afastaram do ideal clássico de beleza porque estavam voltadas para a conversão da população. Nesse sentido, muitos dos quadros do renascimento (que vem depois da Idade Média) foram considerados revolucionário em seu momento histórico exatamente por ressaltar temas como a mitologia grega e o dito paganismo (rompendo com o predomínio do tema cristão).
Nesse sentido, os renascentistas faziam uso da matemática e da geometria no trabalho com as representações de espaço e volume. Assim, o período favoreceu o desenvolvimento de grandes escultores como Michelangelo, Gianbologna e Benvenuto Cellini.
Artistas e Obras da Arte Renascentista
O movimento renascentista renovou as artes plásticas, as letras, a política e a economia. Seus maiores expoentes foram Leonardo da Vinci, Giovanni Bellini, Raffaello Sanzio e Rembrandt.
Dessa forma, podemos presenciar nesse período obras como O Nascimento de Vênus de Botticelli,que demonstram não só o retorno da beleza artística como da mitologia clássica dentro da arte renascentista.
Ao mesmo tempo que há obras tidas como revolucionárias, como no caso do quadro de Botticelli, obras como A Anunciação, de Leonardo da Vinci, percorrem a temática cristã, claramente retratada. Entretanto, a presença de outros elementos expressa simultaneamente a liberdade do artista na composição da obra típicas da arte renascentista.
Leonardo da Vinci
Comumente descrevem da Vinci como o típico modelo da arte renascentista. Além disso, ele era um grande inventor com contribuições em diversas áreas do conhecimento. Muitos o consideram um dos maiores pintores de todos os tempos.
Destaca-se pelo uso da perspectiva na composição dos espaços e pelo trabalho de luz e sombra que conferem maior realismo às obras.